Semana Farroupilha
Revolução Farroupilha
Após a Independência do Brasil as lutas contra nossos vizinhos platinos (argentinos e uruguaios) continuaram acontecendo. Estas lutas prejudicavam o Rio Grande do Sul por causa das questões financeiras. O governo Imperial cobrava altos impostos sobre a venda do charque, principal produto de venda da época. Os donos das charqueadas, os comerciantes e os fazendeiros estavam insatisfeitos em ter seus lucros diminuídos. Muitos gaúchos queriam que o RS fosse melhor tratado pelo governo Imperial.
No dia 20 de setembro de 1835 muitos gaúchos se revoltaram, iniciando uma luta armada. Em 1836 fundaram a República Rio-grandense com a capital em Piratini. A revolta durou 10 anos. neste período aconteceram muitos combates. Os revolucionários defendiam ideias de liberdade e mudança. Eram chamados de Farroupilhas ou Farrapos.
Os Farroupilhas eram comandados por Bento Gonçalves. Em 1843, chegou ao RS o marechal Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ele veio por ordem de D. Pedro II assumir as tropas imperiais e negociar a paz com os gaúchos.
Finalmente em 1845, a paz foi anunciada. Os gaúchos reafirmaram sua condição de brasileiros e o RS passou a ser mais respeitado pelo governo do nosso país.
O gaúcho
Mas bah tchê! Que gente bonita!
Apresentações
1ª Noite Farroupilha- na sede da escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário